domingo, setembro 18

Estilistas - Coco Chanel


Gabrielle Bonheur Chanel 19/08/1883 - 10-01-1971

Nasceu em França, numa família pobre e numerosa, ficou órfã de mãe aos 6 anos e o pai deixou-a ao cuidado de orfanatos.
Adquiriu o nome Coco numa breve carreira de cantora em pequenos concertos em cafés, o nome apareceu devido a uma música que costumava cantar com a sua irmã “Qui qu'a vu Coco dans l'Trocadéro?"
Envolvendo-se primeiro com um rico militar e depois com um industrial inglês, Coco Chanel conseguiu recursos para abrir uma loja de chapéus, em 1910. Abriu mais duas filiais, em Biarritz e em Deauville. Além disso esses dois homens foram cruciais para a conquista de clientes, homens e mulheres, que passaram a frequentar a sua loja. As suas criações rapidamente foram adoradas pelas pessoas e assim expandiu os seus negócios para o mundo da moda.
Nos anos 20, Chanel já era uma designer influente. Começou a desenhar roupas confortáveis, com tecidos fluidos e saias mais curtas, em contraste com a silhueta feminina rígida da época. Em 1922 criou o famoso perfume Chanel n° 5. Este perfume e esta irreverência fizeram com que os seus negócios se expandissem mais ainda e se tornassem lendários.
A sua carreira teve um renascimento nos anos 50, após uma crise durante a 2ª Guerra Mundial. O  vestido preto e as pérolas tornaram-se uma marca do estilo Chanel. A marca Chanel acabou por se tornar um grande e imponente império, que inclui bolsas, sapatos, jóias, acessórios e perfumes. No ano de sua morte, aos 87 anos, Coco Chanel ainda trabalhava activamente, desenhando uma nova colecção.


"Vista-se mal e notarão o vestido. Vista-se bem e notarão a mulher." , Coco Chanel
"A moda passa. O estilo permanece." , Coco Chanel

 

1 comentário: